Português English

Home | A Empresa | A Fruta | Produção | Embalagens | Receitas | Fale Conosco | Webmail  

 
   

Mamão papaya ajuda a acelerar a perda de peso

O mamão papaya é um ótimo aliado para quem quer manter a forma. Ele contém enzimas que combatem a gordura em diferentes frentes. Além de quebrar proteínas, diminuindo o inchaço abdominal, dissolve a gordura no sistema circulatório e linfático e auxilia as funções hepáticas. Nada mal, não?

   

Benefícios e propriedades do mamão papaya

O mamão papaia possui um alto conteúdo de betacarotenos e vitamina C, que ajuda a diminuir a deterioração das artérias, reduzir as doenças coronárias.

Esta fruta também tem um efeito cicatrizante e se emprega em casos de úlceras gástricas. É muito efetiva em casos de insuficiência cardíaca.

A Organização Mundial da Saúde nos últimos anos tem promovido o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes A, C e E. O mamão ocupa um dos primeiros lugares neste aspecto.

• Fruta laxante, especialmente se comer com as sementes.

• É muito similar ao melão.

• Tem de estar bem madura, pois caso contrário é de um sabor não muito agradável.

   

Benefícios e propriedades medicinais do mamão papaya

• É refrescante, diurética e oxidante.

• Resultado insuperável contra quase todas as infecções do corpo, internas e externas.

• O mamão contém um ingrediente muito importante que se chama papaína. Que tem o mesmo efeito no sistema digestivo que a pepsina no processo digestivo.

• Igualmente contém fibrina, rara vez encontrada fora do corpo humano ou animal. Esta substância é facilmente digerível e especialmente valiosa pela ajuda que fornece na coagulação do sangue (em feridas internas e externas).

• A enzima da papaína que contém o mamão verde (sem madurar) tem um efeito bem mais ativo sobre o sistema que a da fruta já madura.

• O suco de mamão verde tem ajudado a corrigir irregularidades intestinais, incluindo úlceras e outras condições mais sérias, em um tempo relativamente curto.

• incluir fruta em nossa dieta diária descarta os fatores que prejudicam sua saúde (como o consumo excessivo de carne, farinha e açúcar brancos, álcool) pode estar segura de que seu corpo se encontrará forte e livre de doenças.

   

Mamão Papaya

  • Nome Científico: Carica papaya

  • Sinonímia: Carica bourgeaei, Carica citriformis, Carica cubensis, Carica hermaphrodita, Carica jamaicensis, Carica jimenezii, Carica mamaya, Carica peltata, Carica pinnatifida, Carica portorricensis, Carica posopora, Carica rochefortii, Carica sativa, Papaya bourgeaei, Papaya carica, Papaya cimarrona, Papaya citriformis, Papaya communis, Papaya cubensis, Papaya cucumerina, Papaya edulis, Papaya hermaphrodita, Papaya papaya, Papaya peltata, Papaya rochefortii, Papaya vulgaris, Vasconcellea peltata

  • Nome Popular: Mamão, papaia, ababaia, mamoeiro, papaeira, mamão-papaia, mamãozinho, mamão-do-amazonas, pinoguaçu,

  • Família: Caricaceae

  • Divisão: Angiospermae

  • Origem: América Tropical

  • Ciclo de Vida: Perene

O mamoeiro é uma árvore de caule semi-herbáceo, oco, cilíndrico e simples. No topo da árvore não vemos ramos, apenas folhas grandes, digitilobadas, com nervuras amarelas, sustentadas por longos pecíolos. Ao caírem, durante o crescimento da planta, as folhas deixam grandes cicatrizes no caule. O mamoeiro pode produzir flores masculinas, femininas ou hermafroditas em plantas dióicas ou monóicas.

As flores do mamoeiro podem ser brancas ou amarelas, são cerosas e muito perfumadas. A floração inicia-se em 9 a 10 meses após o plantio. As plantas fêmeas, com flores exclusivamente femininas, produzem após a polinização frutos arredondados. Já as plantas hermafroditas, com flores completas (perfeitas), geram os frutos preferidos comercialmente, alongados, com polpa mais espessa e, conseqüentemente, com cavidade central menor.

O mamão é um fruto carnoso, grande, indeiscente, com polpa macia, densa, aromática e de coloração variável entre o amarelo e o vermelho. Sua casca é lisa e fina, verde na ocasião da colheita e que torna-se gradativamente amarela ou alaranjada com o amadurecimento. A cavidade interna do fruto contém numerosas sementes pretas, comestíveis, de sabor picante, revestidas por uma substância mucilaginosa.

O mamoeiro é uma árvore tipicamente tropical, de crescimento veloz, podendo atingir 8 metros de altura. Sua vida é curta, embora produtiva, e os pomares de mamoeiro devem ser renovados a cada 3 anos em média. Atualmente o mamoeiro é cultivada em diversas regiões tropicais do planeta e pode frutificar durante o ano todo, gerando de 20 a 50 kg de mamão.

Os mamões maduros são consumidos geralmente in natura, mas têm ampla utilização culinária, na forma de shakes, doces, pudins, ensopados, etc. Os mamões verdes, cortados em tiras finas, são utilizados na preparação de um saboroso doce em calda. O mamão é uma fruta sensível que deve ser acondicionada, transportada em armazenada sob cuidados especiais, para que não sofra machucaduras que inviabilizem sua comercialização e consumo.

A seiva leitosa extraída do frutos verdes e do caule, contém a enzima papaína, largamente utilizada como medicinal e na indústria, como amaciante de carnes, tratamento de couros e na composição de cosméticos.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solos leves, calados, férteis e bem drenados, longe de locais ventosos e irrigados regularmente. As mudas devem ser transplantadas para covas bem preparadas, com adubos e terra solta, para seu pleno desenvolvimento radicular. É uma planta muito sensível às geadas e não desenvolve-se bem em climas frios. Também é suscetível a uma série de doenças e pragas, que devem ser prevenidas e controladas em fase iniciais. Multiplica-se por sementes.

Medicinal

  • Indicações: Afecções renais e repiratórias, obesidade, flatulência, prisão-de-ventre, verminoses, azia, verrugas e pólipos.

  • Propriedades: Antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, laxativa

  • Partes usadas: Folhas, raízes, flores, seiva, frutos.

  • Cuidado: Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos. Por este motivo não é recomendado o consumo por mulheres grávidas.

Autor: Raquel Patro
Conteúdo sob Licença Creative Commons
Restrições de Uso do texto e imagens

   
 

Nossa Missão

Produção econômica de Frutas de qualidade, priorizando métodos ecologicamente seguros visando a proteção do meio ambiente, o bem estar das pessoas, a saúde humana e a melhoria da qualidade de vida de seus clientes e colaboradores.


A Frutas Solo tem o compromisso de adotar as boas práticas agrícolas visando uma produção sustentável, preservando ao máximo os recursos naturais, aliando tecnologia e consciência ecológica. Adotamos uma adequada política de recursos humanos promovendo e incentivando nossos funcionários dentro de uma visão humanista e responsável.


Conseguimos desenvolver nossa empresa sempre buscando melhorias na qualidade do nosso trabalho e do nosso produto.

Nossa meta sempre foi o atendimento de nossos clientes de acordo com sua necessidade, fornecendo um produto de qualidade, direcionado ao seu mercado.


Possuímos 150ha de produção própria e 300ha de produtores associados. As lavouras são acompanhadas por engenheiros agrônomos que também dão assistência técnica aos produtores associados.

 

Frutas Solo

Escritório Central e Packing-house - Acesso pela Rod. BR 101 - Sooretama - Espírito Santo - Brasil

Rua Robel Correia, 87 - Córrego Alegre - Cep 29.927-000 / Fone: 55 27 3273-1376